Revit: A ferramenta mais utilizada para projetar em BIM.

O Revit é um dos principais softwares utilizados na engenharia e arquitetura para projetar em BIM.

O que é o Revit

O Revit é um dos principais softwares utilizados na engenharia e arquitetura para criação de projetos completos em BIM. Ele permite modelar, documentar e compatibilizar diversas disciplinas da construção civil em um único ambiente, garantindo mais eficiência, precisão e agilidade no desenvolvimento dos projetos. Por isso, tornou-se uma ferramenta essencial para profissionais que buscam produtividade e resultados mais confiáveis em todas as etapas do processo.

Por que utilizar o Revit para projetar em BIM

Esse é o software mais utilizado por engenheiros e arquitetos para desenvolvimento de projetos tridimensionais. Com ele, é possível, em poucos minutos, modelar uma pequena residência — paredes, portas, janelas, pisos, tetos, telhados etc.

Também é possível criar pranchas detalhadas com toda a documentação automaticamente. Isso só é possível devido à tecnologia de parâmetros incorporada no programa, que é o coração da Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Uma parede, por exemplo, permite extrair quantidade de área por face e volume de material e configurar para exibir quantidades de tijolos, chapisco, emboço, reboco, gesso, fundo preparador e tinta — facilitando a cotação e o planejamento do empreendimento.

Revit é para engenheiros ou arquitetos?

Mas afinal, o Revit é para projetos arquitetônicos ou para a construção civil?

Essa pergunta é muito comum para quem está pesquisando sobre o software Revit para projetar em bim. E a resposta é simples: é para todos.

Com o Revit, é possível desenvolver desde projetos de planificação de terreno até design de interiores. Muitos arquitetos podem achar complicado à primeira vista, especialmente em comparação com o SketchUp, que é massivamente ensinado nas faculdades de arquitetura.
A diferença é que você não modela de forma “crua”, como em um CAD tradicional; você modela famílias, cada uma com seus parâmetros, permitindo uma gama de documentação avançada — tudo isso sem plugins ou gambiarras.

Assim, o Revit se destaca como a ferramenta mais capacitada para unificar todas as disciplinas sem softwares externos ou plugins.

O que o Revit é capaz de fazer e suas limitações

Barra de ferramentas mostrando todas as opções de projetos complementares de instalações, ar condicionado e mais, no Revit

Como dito anteriormente, o Revit é capaz de entregar projetos detalhados e documentados para quaisquer disciplinas da construção civil. É possível modelar torres, sistemas de combate a incêndio com sprinklers e hidrantes, tubulações para piscinas, todas as instalações hidráulicas e elétricas, além de estruturas em concreto armado e metálicas.

Tudo isso dentro de um único software, facilitando a compatibilização de sistemas de diversas áreas — como tubulações elétricas e hidráulicas em galpões complexos com estruturas metálicas.

Projeto de água Fria feito no Revit

As anotações para projetos estruturais são simples, sendo possível criar rapidamente, com as TAGs, as informações de cada vergalhão do projeto e inseri-las automaticamente nas tabelas contendo comprimentos totais, peso linear e peso total.
Você entrega o projeto ao cliente e ele já é capaz de fazer o orçamento preciso do empreendimento — isso quando você mesmo já não o faz automaticamente utilizando os parâmetros de custo dentro de cada item do projeto.

Em projetos de estruturas metálicas, você produz detalhamentos com precisão milimétrica: basta modelar corretamente e, pronto, o software entrega tudo o que você precisa para a documentação. Quando você altera qualquer componente no modelo, o Revit atualiza imediatamente as pranchas, os detalhamentos e as tabelas.

Também é possível criar tabelas de corte de cada peça para que o serralheiro não precise contar perfis repetidos manualmente. É possível incluir todo o material gasto na obra de forma resumida nas pranchas do projeto.
E, para aprimorar ainda mais, é possível enviar um QR Code com o projeto em 3D e as pranchas para acesso online na obra, usando o Autodesk Viewer.

Mas nem tudo são flores. uma das grandes limitações do programa são as versões. uma pessoa com o Revit 2024 não consegue abrir um arquivo salvo no Revit 2025. somente por arquivos IFC.

Templates

Como você viu acima, o programa exige dezenas de configurações específicas para cada disciplina, o que torna o trabalho mais eficiente e rápido.

É possível utilizar templates para cada disciplina separadamente, mantendo o programa leve e focado apenas no que é necessário no momento.

Por exemplo: se você projeta uma residência e precisa desenvolver a cobertura em estrutura metálica, basta usar vínculos dentro de um modelo de estruturas.

Templates são a melhor forma de acelerar o aprendizado e manter o foco, evitando perder tempo configurando tabelas de telhas, tabelas de paredes etc.
Abaixo, você encontra nossos templates disponíveis no momento — são templates profissionais. Eles têm o seu valor, mas é possível encontrar outros mais básicos gratuitamente pela internet e até alguns simples nativamente no próprio Revit.

Só lembrando: esses templates gratuitos são apenas o básico — não possuem famílias ou configurações prontas que realmente acelerem o seu serviço!

Compartilhe:

Estrutura metálica no revit para galpão, de alma cheia e treliçado
Estruturas metálicas

Estruturas metálicas no Revit

Mostraremos como o Revit pode ser a melhor opção para projetos de estruturas metálicas, unindo modelagem precisa, detalhamento avançado e documentação totalmente integrada.

Leia mais »